Wellness

27 de outubro de 2014 ás 11:11

Ser Assertivo

 

Aprender a ser assertivo!

Depois que passamos por alguma situação, muitas vezes nos arrependemos da forma como agimos e pensamos porque não conseguimos ter um comportamento mais inteligente naquele momento. Muitas pessoas, perdem o controle e a razão e lidam com o mundo quase sempre de forma agressiva, já outros são dominados e não conseguem impor seu ponto de vista. A maioria de nós não sabe ser assertivo, até por uma questão cultural, porque somos ensinados a se relacionar com o mundo por crenças errôneas que aprendemos como por exemplo: “você só vence as pessoas pela força” ou “é melhor calar e concordar do que arrumar confusão”.

Ser assertivo é a habilidade social de defender os próprios direitos e expressar os sentimentos e opiniöes de forma direta e honesta, adequada à situaçäo sem violar os direitos dos outros.

É importante ressaltar que dependendo da situação, agimos de uma forma ou de outra, e nem sempre conseguimos ser assertivos, até porque em determinados momentos é mais inteligente calar do que expor nosso ponto de vista. Porém, se conseguimos ter uma resposta mais adequada na maior parte do tempo, nos estressamos menos e atingimos mais nossos objetivos. Parar para pensar ajuda! Precisamos aprender a não agir precipitadamente e ver qual a melhor maneira de atingir nossa meta. Vencer no berro e impondo medo nas pessoas, definitivamente não é a melhor maneira.

Da mesma forma precisamos aprender a dizer não para as pessoas. Os outros não gostarão mais de nós se formos “bonzinhos”, mas pelo contrário, essa atitude faz com que não sejamos respeitados e a sensação de que nossos desejos e vontades não estão sendo considerados. Os outros têm o direito e pedir coisas para você, mas você tem o direito de dizer não, sem se sentir uma pessoa ruim. Difícil, não? Mas, quando você passa a entender melhor o que isso significa e treinar esse comportamento, passa a ser mais verdadeiro e feliz consigo próprio.

Não é tão fácil mudar nosso comportamento assim de um dia para o outro, porém com ajuda de um psicoterapeuta, você pode entender melhor porque age de algumas formas e aprender a ser assertivo. Hoje, saber lidar com as pessoas é também requisito fundamental para ter sucesso profissional. A Terapia Cognitiva é uma psicoterapia breve, focada nos problemas atuais e nas situações que estão causando sofrimento. Além de ter um tempo limitado, caracteriza-se por sessões estruturadas e tem como meta ensinar ao paciente a lidar com seus problemas; são utilizadas diversas técnicas, cientificamente comprovadas, que ajudam na mudança do humor, do pensamento e do comportamento.

 

Christianne Maia é Terapeuta Cognitiva e Neuropsicóloga especializada pelo HC- FMUSP

 

assertivo1

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*