Sucos de Frutas

No verão, o consumo de sucos de frutas aumenta e de fato nada mais gostoso do que suco bem gelado nesses dias quentes.  Percebo porém que sempre surgem algumas dúvidas e questionamentos no que diz respeito quais as melhores frutas, tipos de sucos e calorias envolvidas. O Dr. Filippo Pedrinola explica alguns mitos e verdades sobre os sucos.

Sucos são sempre bons?

Mitos e verdades sobre os sucos de frutas

Sucos de caixinha são tão bons quanto os naturais?

Não. Além do alto teor de açúcar, corantes e aromatizantes, no processo de fabricação são eliminados os nutrientes e as fibras. A maioria das crianças adora, mas é preciso ficar alerta: um estudo da Associação Americana do Coração mostrou que a bebida aumenta o  risco de obesidade e diabetes.

E os néctares?

São práticos, mas não passam de diluições açucaradas de sucos concentrados. Chegam a ter 20 gramas de açúcar por 200ml, o que corresponde a duas colheres de sopa de açúcar. Vale lembrar que alguns corantes da composição podem causar alergias.

E a polpa, o que é?

Fruta batida com pouca água e congelada sem adição de açúcar ou aditivos químicos. É mais saudável que o suco de caixinha, que só tem média 3% de fruta. O melhor é usar a polpa congelada batida com água e adoçante no dia a dia e reservar o suco de caixinha na versão light para situações que pedem praticidade.

Os 100% naturais são 100% positivos?

Ninguém discute as vitaminas e os antioxidantes presentes nos sucos naturais, porém podem conter açúcar, especialmente frutose. Por isso, fique com apenas 1 copo por dia.

Suco de laranja engorda?

Um copo de 200ml, sem açúcar, tem por volta de 120 calorias, enquanto a mesma quantidade de refrigerante tem 80 calorias. Mas vale ressaltar que o suco traz propriedades nutricionais muito importantes e o refrigerante não. O melhor é comer a fruta inteira.

E os tais sucos vegetais?

Essa é a escolha ideal. Beber seus vegetais prediletos é uma maneira conveniente de adicionar nutrientes poderosos à dieta, e com bem menos calorias do que os sucos de frutas. Para preservar as fibras, procure usar uma centrífuga e não um liquidificador no preparo.

E os sucos desintoxicantes?

Promovem saciedade, não deixam a glicose subir nem têm o rebote da hipoglicemia. Sem contar que seu intestino vai funcionar melhor. Boa alternativa também.

Agradecimento: Dr. Filippo Pedrinola, Endocrinologista.

 

Para receitas  de suco verde (aqui) e sucos funcionais (aqui)

 

sucos-funcionais

 

 

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