Wellness

6 de novembro de 2016 ás 23:45

Mindfulness

Com a rotina atribulada que enfrentamos no dia a dia, devido ao excesso de atividades diárias muitas vezes não percebemos que perdemos o foco no que estamos fazendo naquele momento. Isso vale para o trabalho, estudo, durante uma refeição ou simplesmente num momento de lazer como por exemplo lendo um livro ou  uma revista.

Em tempos que precisamos ser multitarefas e vivenciamos um bombardeio de informações diárias torna-se cada vez mais difícil concentrar numa única atividade. O aqui e agora está se tornando uma raridade. Para ajudar a superar essa realidade, a técnica de Mindfulness vem ganhando cada vez mais adeptos. O mindfulness ou atenção plena ou ainda consciência plena é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.  Especialistas tem recomendado como um grande aliado para ajudar em diversas questões como melhorar o desempenho e produtividade no trabalho, aliviar o estresse e ansiedade, emagrecimento.

A técnica de mindfulness tem como base as práticas milenares de meditação budista. O cientista e médico norte-americano Jon Kabat-Zinn praticante de meditação zen budista, desenvolveu o primeiro programa de Consciência Plena em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets e obteve muito sucesso em pacientes com dor crônica e quadro de estresse. Até então, a própria escola havia reconhecido que tratamentos convencionais não alcançavam os efeitos esperados nesse grupo. O programa com duração de 8 semanas, foi chamado de Redução de Estresse de Mindfulness, em inglês Mindfulness Based Stress Reduction(MBSR), e tinha como objetivo proporcionar o estado de mente presente, centrada no aqui e agora de maneira que as práticas meditativas não tivessem relação com crenças religiosas. Também fundou o Centro de Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade em 1995.

O mindfulness vem sendo aplicado com sucesso em diversas áreas. Já foi comprovado cientificamente que a técnica mindful eating (alimentação consciente) é eficaz para o emagrecimento e melhoria da qualidade de vida.  A prática contribui com o tratamento de desordens emocionais como depressão e estresse, fatores que contribuem com o ato de comer compulsivo. O método também ajuda a melhorar o relacionamento com a comida no que diz respeito as escolhas. O Dr. Filippo Pedrinola tem obtido resultados positivos utilizando a ferramenta nos programas de emagrecimento através da Psicóloga Juliana Orrico. Ele reforça a importância da união entre mente e o corpo para a conquista da saúde e da felicidade.

O interessante é que após o aprendizado os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora. Existem inclusive aplicativos para auxiliar na prática.

mindfulness

 

 

Imagens: reprodução

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