Lançamento Anna Pegova: Manteiga Corporal Romã + Chá Verde. Compre Agora!

Cultura Lifestyle

20 de agosto de 2015 ás 1:25

SP-ARTE/foto 2015

E os amantes da fotografia podem conferir a partir de hoje a 9a edição da SP-ARTE/foto. A feira acontece de 20 a 23 de agosto no JK Iguatemi.  Nessa edição, a SP-ARTE/Foto traz 31 expositores de cinco estados do país, que engloba não apenas galerias, mas também editoras e livrarias especializadas em publicações de artistas, que promovem uma série de lançamentos durante o evento. A entrada é gratuita. Uma ótima oportunidade para apreciar e conhecer o trabalho de renomados artistas.

sp-arte

sp-arte-foto

Destaques:
A Dan Contemporânea levará à feira obras dos artistas brasileiros Christian Cravo, como Aérea IX, da série Namíbia, e Cristiano Mascaro, como Cascata na Serra do Cipó (2011), além de trabalhos do fotógrafo espanhol José Manuel Ballester, um dos destaques da 8a SP-Arte/Foto. Neste ano, a galeriavai exibir fotografias de Ballester feitas a partir das pinturas do holandês Piet Mondrian, como Variaciones a partir de Mondrian 13, na qual o fotógrafo realiza uma interferência digital, modificando o formato da obra (da vertical para a horizontal), mas mantendo suas cores linhas originais.

A galeria Celma Albuquerque (Belo Horizonte) traz a obra Marta (2014), de Rochelle Costi, artista que participou da 30a Bienal de São Paulo e se destacou na SP-Arte/2015 com a obra Residência – Escada.

A Galeria Lume apresenta um caminho alternativo para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito do tempo por meio de obras como as dos artistas Penna Prearo e Martin Parr, dois dos destaques da edição de 2015 da SP-Arte/Foto.

A Galeria Millan, cujos artistas já tiveram exposições em museus como o Louvre (Paris), MoMA (New York) e o Reina Sofia (Madri), levará fotos de alguns dos mais importantes artistas como o espanhol

Miguel Rio Branco (Las Palmas, 1948), e as brasileiras Lenora de Barros e Sofia Borges, a mais jovem artista a participar da 30a Bienal de São Paulo, ganhadora do prestigiado BES Photo, de Portugal.

A galeria Luciana Brito (São Paulo) apresenta alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea, como Hector Zamora, autor de O Abuso da História, feita durante a revitalização do antigo Hospital Matarazzo no ano passado, além de obras de fotógrafos modernos, como a de Thomas Farkas, com Barca de Niterói (1940).

A galeria Zipper expõe obras da artista Adriana Duque, cujo trabalho está intrinsecamente ligado à moda, e da série Zoo, do artista mineiro João Castilho.

A FASS (São Paulo) terá uma mostra dedicada ao fotógrafo Jean Manzon, que completaria 100 anos em 2015. Entre as obras da individual do artista que retratou cenas privadas e públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro nos anos 1940 estão obras como Desfile na Casa Canadá (1940) e Transeuntes no Viaduto do Chá (1950). A galeria traz também de trabalhos de Germán Lorca e de Luiz Carlos Barreto.

Novas Galerias

Entre as novidades desta edição, estão a galerias Portas Vilaseca, uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, cujo trabalho visa trazer ao público da arte contemporânea uma produção de alta qualidade, entre as quais se destacamÍris Helena, com obras das sériesZona de Conforto e Lembretes; Jorge Soledar, com as séries “Torre, Casa, Ponte” e “Arquiteturas Pessoais” e Alex Yudzon, com a série A Room for the Night.

Voltada para a produção contemporânea de fotolivros – desde os tradicionais livros de artistas consagrados até os livros experimentais –, a editora Madalena, criada em 2013, em parceria com a fotógrafa e artista Cláudia Jaguaribe, estreia na SP-Arte/Foto.

Alair Gomes recebe individual na SP-Arte/Foto 2015

Pioneiro na fotografia homoerótica no país, Alair Gomes (1921- 1992) retratou, entre os anos 1960-80, homens atléticos na orla da Zona Sul carioca, na praia de Ipanema, e no trabalho. Um dos destaques do acervo de fotografia brasileira do Museum of Modern Art – MoMA, de Nova York, Alair terá uma individual no stand da galeria Bergamin & Gomide, durante a SP-Arte/Foto.

A individual do artista contará com seis obras compostas por uma série de retratos provenientes de coleções particulares e quase inteiramente inéditas para o público brasileiro.

Sarah Meister, curadora do Departamento de Fotografia do MoMA, é convidada especial da SP-Arte/Foto 2015

Há 18 anos no MoMA – um dos primeiros museus do mundo a criar um acervo fotográfico –, Sarah Meister trará sua experiência como curadora do Departamento de Fotografia, onde realizou importantes mostras e publicações voltadas para a fotografia. O debate TALKS/Foto: Reflexões será realizado no shopping JK Iguatemi durante a SP-Arte/Foto, na quinta-feira (20/08), a partir das 17h.

Meister tem um grande percurso no campo da fotografia, foi responsável pela instalação da Edward Steichen Photography Galleries, voltada para a história da fotografia entre os anos de 1840 e 1970. Ela também organizou o livro e a exposição Picturing New York (2009), com 150 obras do acervo do MoMA.

Em parceira com as curadoras Roxana Marcoci e Eva Respini, também do museu nova-iorquino, Meister organizou a exposição Pictures by Women: A History of Modern Photography (2010), que gerou o livro Modern Women: Women Artists at The Museum of Modern Art (2010). Ela

A curadora publicou também Rudy Burckhardt: An Afternoon in Astoria (2002); Michael Wesely: Open Shutter (2004); Life of the City (2007) e Sabine Hornig: Der Zweite Raum/The Second Room (2006).

Sua exposição mais recente no MoMA, From Bauhaus to Buenos Aires: Grete Stern and Horacio Coppola, fica em exposição até o próximo 4 de outubro.

A curadora preparou especialmente para a o catálogo da SP-Arte/Foto/2015 um artigo sobre a presença brasileira na coleção de fotografia do MoMA.

sp-arte-foto

Serviço:

Shopping JK Iguatemi / 3o piso

20 a 23 de agosto

Entrada Gratuita

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*